"SEU CORPO DESENHADO
PELO MOVIMENTO"
Entre em Contato:
(11) 99422-9031
"Atendimento especializado ao Público Feminino"
O Método Pilates.
Joseph Pilates nasceu em Mönchengladbach, próximo a Düsseldorf, Alemanha. Seu pai tinha o sobrenome de Pilatu, pois era de ascendência grega. E sua mãe, naturopata, de ascendência alemã.
Joseph Pilates, quando criança, era doente que sofria de raquitismo, asma e febre reumática. E na adolescência prevendo seu futuro numa cadeira de rodas começou a estudar, como autodidata, anatomia e fisiologia humana e fundamentos de medicina oriental. Com isso desenvolveu exercício em aparelhos rústicos inventados por ele. Praticando esses exercícios em aparelhos criou seu próprio método e tornou-se obcecado em superar suas limitações físicas. Com essa prática, ainda jovem tornou-se ginasta e mergulhador. Finalmente desenvolveu cerca de quinhentos exercícios que o ajudaram, bem como seus seguidores, a levar uma vida longa e saudável.
É importante referir que o Método Pilates não se centrava em exercícios padronizados, servidos como uma receita reutilizável de sujeito para sujeito. O método tinha aqui um cunho irrefutável de individualidade. Perante determinado indivíduo, Pilates alterava radicalmente os planos comuns de exercícios. E foram poucos aqueles que puderam assistir a todo este mecanismo de trabalho. Os poucos que tiveram esse privilégio acabaram mais tarde, após a morte de Joseph Pilates, por fundar as suas próprias escolas, chegando alguns a declarar a prática do método original. Mas isto não é verdade, pois não existia um método original específico. Existia sim um método de trabalho próprio, indubitavelmente inimitável, devido Pilates ter sofrido diversificadas influências como o Yoga, as artes marciais e a meditação.
Em 1923, Pilates mudou-se para Nova Iorque e abriu seu primeiro Studio de Pilates. Seu trabalho, porém, só teve repercussão a partir dos anos 40, principalmente entre os dançarinos americanos, Ruth St. Denis, Ted Shawn, Martha Graham, George Balanchine e Jerome Robbins. Joseph Hubertus Pilates morreu no ano de 1967, aos 87 anos, após inalar muita fumaça ao tentar salvar seu estúdio de um incêndio e não deixou herdeiros. Sua esposa Clara Pilates, assumiu então a direção do estúdio, dando continuidade ao trabalho de seu marido. Em 1970, convidou alguns alunos, passando a direção do Studio a Romana Kryzanowska, uma antiga aluna do estúdio na década de 50.
OS BENEFÍCIOS DO PILATES
- Melhora a capacidade vascular e cardiorrespiratória;
- Alivio de problemas relacionados ao stress, diminuindo tensão e fadiga;
- Fortalecimento da musculatura abdominal;
- Melhora a força, flexibilidade, resistência e controle motor;
- Propicia leveza e melhora da consciência corporal;
- Desacelera os processos degenerativos e de envelhecimento;
- Melhora o desempenho sexual e desportivo;
- Reeduca a postura, leva ao correto alinhamento e simetria corporal;
- Mantém a mente alerta e revitaliza o corpo;
- Trabalha os músculos que sustentam a coluna, eliminando dores crônicas;
- Ajuda na reabilitação de lesões;
- Melhora da saúde geral: Física, Mental e Emocional;
- Contribue para o controle do peso corporal;
- Promove condição segura para a melhora no estilo de vida e da autoestima;
- Melhora a qualidade de vida por meio do exercício.